sexta-feira, 27 de março de 2009

Outsourcing nos momentos de crise

13 de março de 2009

Em 2009, mais empresas devem adotar o outsourcing, já que com a crise a tendência é focar na gestão de custos.

Por Redação


O outsourcing de TI é uma tendência que deve continuar em 2009, não só pelo seu potencial de proporcionar tecnologias flexíveis às exigências dos negócios, mas também porque, neste momento, a crise financeira exige que as empresas revejam seus investimentos e muitas irão buscar o modelo para auxiliar na gestão de custos.

De acordo com Ronei Silva, sócio diretor da TGT Consult, o outsourcing teve grande expansão em 2008 e o avanço continuará este ano, porém, ele afirma que a solução não é adequada para todas as estratégias e companhias.

“Apesar de ser uma tendência, as empresas não devem adotar a terceirização de serviços sem antes saber se o modelo viabilizará o alcance dos resultados desejados”, alerta o consultor.

As questões que cercam o outsourcing são bastante complexas. A terceirização que auxilia o CIO, permitindo dedicação maior ao core business da empresa, no Brasil, não é um modelo totalmente consolidado. “O outsourcing ainda esbarra em gestão de contratos, e, além disso, não trás resultados imediatos. A empresa não pode adotá-lo pensando no agora, a análise do perfil e experiência de cada fornecedor é um processo custoso” afirma o consultor.

O número de fornecedores que se apresentam diante das oportunidades do mercado também é um desafio para o CIO, e a expectativa é que esse cenário fique ainda mais competitivo. Segundo o consultor, as empresas de terceirização buscarão formas de apresentar preços variados e também desenvolver meios para prestar novos serviços, como é o caso do cloud computing (computação em nuvem), também apontado pela TGT como uma das tendências em 2009.

“Cuidado com as ofertas de resultados imediatos, elas podem ser atrativas, mas não atenderão às expectativas”, alerta.

Ronei sugere que antes de terceirizar os serviços a empresa deve elaborar sua estratégia de sourcing, ação que apontará em que ambiente é necessária a terceirização e se ela realmente é viável no momento.

É recomendável ainda, que as empresas utilizem assessoria especializada para organizar as estratégias e adotar o outsourcing.

“Os fornecedores têm muita experiência em vender os seus serviços, fazem isso todos os dias, mas as empresas contratantes ainda não estão prontas para realizar essas compras sozinhas. Contar com a ajuda de uma assessoria especializada deixa o jogo mais equilibrado”, lembra o executivo.

Para ele o outsourcing bem feito permite que sua gestão seja regida pela demanda, adotando medidas que permitam aumentar ou diminuir esses serviços conforme a necessidade da empresa contratante.

“De forma clara e transparente, o trabalho fica interessante para ambas as partes” finaliza.

Fonte: http://www.timaster.com.br/revista/materias/main_materia.asp?codigo=1580

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